domingo, 21 de setembro de 2008

Iphan tomba três áreas do Piauí simultaneamente

Estado do Nordeste se torna o primeiro no Brasil a receber uma ação integrada de tombamento de patrimônio cultural

Floresta Fóssil do rio Poti, a ponte metálica João Luis Ferreira, mais o Conjunto Histórico e Paisagístico de Parnaíba foram escolhidos

JOSÉ EDUARDO RONDON
DA AGÊNCIA FOLHA

O Piauí é o primeiro Estado do Brasil a receber uma ação integrada de tombamento de patrimônio. O Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) tombou na semana passada, de uma só vez, três áreas que se tornaram patrimônio cultural do país.
Receberam o título a Floresta Fóssil do rio Poti e a ponte metálica João Luis Ferreira, em Teresina, e o Conjunto Histórico e Paisagístico de Parnaíba, no interior do Estado.

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Arqueólogos descobrem crânios esculpidos de mais de 8 mil anos em Israel


Da Efe
Em Jerusalém








Arqueólogos israelenses descobriram três crânios esculpidos há mais de 8 mil anos que demonstram o desenvolvimento do culto aos antepassados naquela época.

Os crânios, encontrados nas escavações de Yiftah, na Baixa Galiléia, pertencem ao Neolítico pré-cerâmico período B, diz um comunicado divulgado hoje pela Autoridade Israelense de Antiguidades(IAA, em inglês).

O diretor da escavação, Hamoudi Jalaily, diz na nota que "os crânios estão esculpidos, fenômeno que é identificado com a Nova Idade da Pedra. A prática inclui a reconstrução de traços faciais do morto esculpidos com vários materiais, como uma argamassa especial".