sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Arqueólogos apresentam selo de 3 mil anos encontrado no Egito


O selo está escrito em acadiano e foi feito durante o reino da Babilônia, há cerca de 3.750 anos


Um fragmento de um selo descoberto ao norte da cidade do Cairo, no Egito, foi apresentado nesta segunda-feira pelo Conselho Superior de Antiguidades do país. A peça foi descoberta por uma delegação de arqueólogos austríacos que trabalhavam na região. As informações são da agência EFE.

Segundo os pesquisadores, o selo está escrito em acadiano e foi feito durante o reino da Babilônia, há cerca de 3.750 anos. A língua acádia foi uma das línguas usadas no período na região da antiga Mesopotâmia.

domingo, 8 de novembro de 2009

Gonzagão ganha disco, filme e museu, 20 anos após sua morte












JOSÉ ORENSTEIN
colaboração para a Folha
MARCUS PRETO
da Folha de S.Paulo


O cantor Luiz Gonzaga em foto tirada no início da década de 1950.

20 anos após sua morte, o "folclore" em torno da figura de Gonzaga pode ser redimensionado. A data redonda reacende, ainda que timidamente, as luzes sobre o artista --raiz da formatação da música popular brasileira no século 20.

Em termos musicais, surgem agora alguns --poucos-- lançamentos em que seu nome está envolvido. O principal é um disco com regravações de valsas que Gonzaga compôs na década de 1940 --algumas ganharam letras inéditas por artistas como Zeca Baleiro, Abel Silva, Fernando Brant e Capinan.

Projetos maiores, no entanto, estão previstos para mais adiante. Ainda sem data definida, um museu dedicado à obra do artista deve ser inaugurado em Pernambuco.

E um longa contando parte de sua história tem estreia programada para 2011 --um ano antes daquele que seria o centésimo aniversário do músico.

Baseado na biografia da jornalista Regina Echeverria, o longa "Gonzaguinha e Gonzagão - Explode Coração" já está em processo de pré-produção. A direção fica aos cuidados de Breno Silveira, o mesmo de "2 Filhos de Francisco".

sábado, 7 de novembro de 2009

Túmulo do século V é encontrado na Bulgária














Vaso de bronze é encontrado entre cântaros de barro em um túmulo de 1,9 mil anos descoberto na Bulgária


Arqueólogos descobriram e desenterraram um túmulo de 1,9 mil anos perto da cidade de Sofia, na Bulgária, nesta terça-feira. Segundo a equipe de pesquisadores informou à agência AP, o túmulo é de origem trácia e está muito bem preservado.

No túmulo, a equipe encontrou duas taças de prata decoradas com cenas da mitologia e imagens do deus grego do amor Eros, além de um vaso de bronze, cântaros de barro, recipientes de vidro e artefatos ainda não-identificados.

Os trácios foram um povo indo-europeu que viveu por volta dos séculos V e VI na região da Trácia, onde hoje fica a Bulgária, Romênia, Grécia e Turquia.