quarta-feira, 30 de julho de 2008

Exposição no Rio reúne 200 relógios de coleção portuguesa













Modelo inglês que integra exposição no CCBB do Rio tem mecanismo por meio do qual é possível acender uma vela com faísca produzida ao toque do despertador


O CCBB do Rio recebe até o próximo dia 14 de setembro a exposição "O Tempo Sob Medida", que reúne 200 modelos de relógios feitos entre os séculos 17 e 19, propriedades da instituição portuguesa Fundação Medeiros e Almeida.

O acervo apresentado no museu no Rio reúne exemplares de bolso, despertadores, relógios de pé e modelos feitos sob encomenda por ourives. É a primeira vez que essa coleção é exibida fora de Portugal.

Entre os destaques há relógios franceses fabricados pela tradicional Casa Breguet, fundada no século 18 em Paris, um modelo de bolso que pertenceu ao rei de Portugal dom Pedro 5º (1837-1861) e uma peça inglesa que conta com um mecanismo por meio do qual é possível acender uma vela com faísca produzida ao toque do despertador (veja foto acima).

"O Tempo Sob Medida" tem curadoria de Luiz Geraldo Dolino e apresenta ainda pinturas, ornamentos e tapeçarias da Fundação Medeiros e Almeida, instituição de Lisboa que obras de arte e objetos colecionados por António Medeiros e Almeida, empresário português (1895 - 1986).
--------------------------------------------------------------------------------
"O TEMPO SOB MEDIDA"
Quando: de 28/7 a 14/9
Quanto: Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (Rua Primeiro de Março, 66. Tel.: 0/XX/21 3808-2020)
Onde: entrada franca

Nenhum comentário: