sábado, 4 de outubro de 2008

Pesquisadores da UEPB descobrem e escavam sítio arqueológico na Paraíba


Entre os dias 2 e 6 de agosto, uma equipe de pesquisadores da Universidade Estadual escavou o primeiro sítio-acampamento da Paraíba. Trata-se do sítio arqueológico Cabaças I, no município de Cuité. Os inúmeros vestígios arqueológicos estão dispostos em uma extensa elevação com 7,41 acres de área, evidenciando um pouso prolongado de grupos, possivelmente históricos, na área.
Os trabalhos tiveram a coordenação do arqueólogo, historiador e professor da UEPB, Juvandi Santos e a participação do arqueólogo Onésimo Santos, dos membros da Sociedade Paraibana de Arqueologia, Thomas Bruno Oliveira e Dennis Mota, do acadêmico de biologia, Allysson Allan, e do acadêmico de História, Eraldo Maciel.
As pesquisas que estão sendo encampadas pela UEPB têm revolucionado os estudos pré-históricos e históricos no Estado, o que vem sendo motivo de várias publicações científicas e eventos diretamente relacionados à temática, que contribuem para o conhecimento do passado da humanidade, através de seus vestígios materiais.

Nenhum comentário: