terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Manifesto da ANPUH sobre medida desastrada do STF

A venda vermelha no Judiciário, pela ignorância em relação à História.





A Associação Nacional de História (ANPUH), através da divulgação do manifesto O STF NÃO SABE O QUE É HISTÓRIA, protestou contra medida da Presidência do STF de estabelecer critérios de relevância de documentos, com evidentes fins de descarte dessas importantes fontes para a pesquisa histórica.

Não é de hoje que os Poderes da República manifestam o maior descaso com a salvaguarda dos acervos documentais e são diversas as denúncias de destruição de documentos em todo o país, fruto da incúria com esse patrimônio público.

No documento da ANPUH (acessível através do link do título dessa postagem) são tecidas severas críticas sobre os conhecidos gastos do Judiciário com instalações luxuosas, ao passo que inexiste uma vontade efetiva de investir na preservação dos acervos documentais, que deveria ser preocupação constante de todas as autoridades constituídas.

Também são tecidas críticas sobre os critérios para definir o que são documentos relevantes para a preservação, uma vez que isso toca em atribuição de certos valores, que tendem a privilegiar grandes personagens e deixar nas sombras as pessoas comuns. Exemplifica-se esse problema chamando atenção para obras que pesquisaram documentos outrora considerados irrelevantes, reconhecidos hoje como de crucial importância para a pesquisa de diversos temas e períodos.

A comunidade dos historiadores deve se manifestar com veemência contra tal tipo de medida, que apenas desserve a historiografia brasileira.

3 comentários:

Mirza Pellicciotta disse...

Sinto-me muito satisfeita com a manifestação da ANPUH sobre a questão. A associação cumpre um papel fundamental na mobilização dos historiadores e estudantes de história em defesa das fontes históricas e de suas múltiplas significações.

Mirza Pellicciotta disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vânia Cristina disse...

Também gostaria de manifestar minha satisfação com o posicionamento da Associação Nacional de História. Enquanto historiadores, temos que nos mobilizar e manifestar nossa indignação diante da visão ultrapassada e absurda do STF.

Vânia Cristina.