sexta-feira, 27 de junho de 2008

Arqueologia na Igreja da Santa Casa de Misericórdia da Paraíba


De maneira simultânea à recuperação arquitetônica e artística dos elementos pertencentes à Igreja da Santa Casa de Misericórdia da Paraíba, foram realizadas pesquisas arqueológicas em todo o interior da igreja. Os trabalhos de arqueologia revelaram que igreja da Misericórdia, atualmente configurada por linhas arquitetônica simples e bastante alteradas, teve como origem uma pequena capela erguida no mesmo local, possivelmente nas primeiras décadas do século XVI.

Através do estudo da distribuição espacial dos artefatos e das estruturas arquitetônicas remanescentes na Igreja da Santa Casa de Misericórdia pôde-se avaliar a importância dos achados arqueológicos dentro de um contexto mais geral de forma a produzir conhecimento sobre os processos de ocupação e história da edificação.

A recuperação dos vestígios arqueológicos da Igreja da Santa Casa de Misericórdia da Paraíba, permitiram traçar um quadro consistente do comportamento social e religioso da população paraibana nos últimos séculos.

O resgate das informações históricas e religiosas deste monumento do século XVI (tombada pelo Patrimônio Nacional desde 1938) reflete uma carga não apenas científica, mas simbólica de um patrimônio que, sem sombras de dúvida, acompanhou importantes momentos da história da Paraíba.

Nenhum comentário: