quarta-feira, 18 de junho de 2008

Dicionário de Bluteau na web


Grande notícia para pesquisadores: o Vocabulário portuguez e latino de Raphael Bluteau, o primeiro dicionário da língua portuguesa, acaba de ser digitalizado e está disponível na web. Seus dez volumes foram publicados entre 1712 e 1728. Seu autor, o padre Raphael Bluteau (1638-1734) era clérigo regular da Ordem de São Caetano. Filho de pais franceses e nascido em Londres em 1638, Bluteau chegou a Portugal em 1668.
O projeto de digitalização incluiu a criação de um sistema de busca, a partir do qual o usuário pode procurar as palavras com a ortografia do século XVII ou a atualizada.

O Vocabulário integra a construção da biblioteca digital da Brasiliana USP, desenvolvido em parceria pelo Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) e a Biblioteca Guita e José Mindlin. O trabalho durou cerca de um ano e quatro meses e envolveu dois profissionais da área de informática e um estagiário com formação em História, coordenados pela historiadora Márcia Moisés Ribeiro.
Os próximos dicionários a serem digitalizados são o Tesoro de la lengua guarani (1639) de Antonio Ruiz Montoya, o Dicionario histórico e documental (1899) de Souza Viterbo e o Diccionario da língua portuguesa (1813) de Antonio Morais Silva.
Mais informações: http://www.brasiliana.usp.br/

Nenhum comentário: